Saúde Bucal: Dicas, Riscos e Como Cuidar. Um Guia Completo

A saúde bucal é muito importante para todas as pessoas. Além disso, ela possui uma íntima relação com a saúde do corpo e com a autoestima.

Neste post, abordaremos temas que vão desde as práticas básicas de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental e os riscos e as precauções extras que alguns grupos de risco como as gestantes precisam ter. Por fim, falaremos tudo sobre como a conexão entre a saúde bucal, o bem-estar geral do corpo e da autoestima.

Vamos lá!

O que é Saúde Bucal?

Em suma, a saúde bucal é o estado de bem-estar de toda boca, que não se limita apenas aos dentes, mas inclui também as gengivas, a língua e o sistema mastigatório. 

Nesse sentido, uma boca considerada saudável está livre de doenças como cáries, inflamações nas gengivas (gengivite), doenças mais sérias das gengivas (periodontite) e outros problemas e doenças que afetam a boca.

A importância da Saúde Bucal

Antes de mais nada vale ressaltar que importância da saúde bucal vai além de ter um sorriso esteticamente agradável. A saúde da boca e dos dentes é vital para uma mastigação eficiente e está diretamente relacionada à saúde geral

Sob o mesmo ponto de vista, alguns problemas na boca, como infecções e inflamações, podem influenciar e ser influenciados por outras condições de saúde do corpo, como doenças cardíacas e diabetes.

A Saúde começa pela boca

É correto afirmar que a saúde começa pela boca, visto que ela é a principal porta de entrada do nosso corpo para muitos micro-organismos que podem causar doenças. Uma higiene oral adequada é fundamental para evitar que esses micro-organismos entrem no corpo e causem infecções ou outras condições de saúde.

Quando é necessário começar a cuidar da Saúde da Boca?

Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde o nascimento. Antes mesmo dos dentes de leite erupcionarem, recomenda-se limpar a gengiva do bebê com um pano macio e úmido ou uma gaze após as alimentações. 

Inicialmente, quando os primeiros dentes começam a aparecer no bebê, geralmente ao redor dos seis meses de idade, deve-se iniciar a escovação com uma escova de dentes infantil de cerdas macias e uma pequena quantidade de pasta de dente com flúor

Portanto, os cuidados com a saúde bucal começam desde muito cedo na vida de uma pessoa para estabelecer hábitos saudáveis e prevenir problemas dentários futuros.

A Importância da Saúde Bucal durante a Gravidez

A saúde bucal é fundamental também para a saúde geral do corpo da gestante. Nesse sentido, estudos mostram que mulheres com problemas bucais têm maior risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Similarmente, a saúde da boca e dos dentes também é importante para o desenvolvimento do bebê. 

A saber, dependendo da gravidade do quadro, as bactérias que causam doenças bucais eventualmente podem entrar na corrente sanguínea e chegar à placenta. Por consequência, uma deficiência na saúde oral pode inclusive aumentar os riscos de parto prematuro, baixo peso ao nascer e infecções no bebê.

Como cuidar da saúde bucal durante a gravidez

A saúde bucal é especialmente importante durante a gravidez, uma vez que as mudanças hormonais que ocorrem na gestação podem aumentar o risco de doenças bucais, como gengivite e periodontite. Por isso, é importante que as gestantes redobrem os cuidados com a saúde bucal.

Saúde bucal na gestação gravidez grávida

As gestantes devem seguir algumas dicas para cuidar da saúde bucal durante a gravidez:

  • Higiene bucal adequada: Escove os dentes duas vezes ao dia, por dois minutos, e use fio dental uma vez ao dia. Use uma escova de dentes macia e um creme dental com flúor.
  • Alimentação saudável: Evite alimentos açucarados, como refrigerantes, balas e doces. Prefira frutas, vegetais e grãos integrais.
  • Visitas regulares ao dentista: Visite o dentista a cada seis meses para fazer exames e limpezas.

As Alterações Hormonais que podem afetar a Saúde Bucal na Gestação

Durante a gravidez, ocorre um aumento da produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona. Esses hormônios podem afetar a saúde bucal de várias maneiras, incluindo:

  • Aumento da inflamação: O estrogênio e a progesterona podem aumentar a inflamação nas gengivas, o que pode levar à gengivite.
  • Alterações no fluxo salivar: O fluxo salivar pode diminuir durante a gravidez, o que pode dificultar a limpeza dos dentes e aumentar o risco de cárie.
  • Sensibilidade dentária: A sensibilidade dentária pode ser mais comum durante a gravidez, devido às alterações hormonais.

Higiene bucal adequada

A higiene bucal adequada é certamente imprescindível para manter a saúde bucal em dia,seja durante a gravidez ou em qualquer outra fase da vida.

Primeiramente, para garantir uma escovação adequada, escolha uma escova de dentes macia e um creme dental com flúor. 

Ao iniciar a escovação, em primeiro lugar escove todas as superfícies e lados dos dentes. Em seguida, escove também o dorso da língua pois ali estão a maior concentração de bactérias da nossa boca, incluindo as que causam o mau hálito. Por fim não esqueça de passar o fio dental uma vez ao dia para remover a placa bacteriana entre os dentes.

Aqui estão algumas dicas para escovar os dentes corretamente:

  • Coloque a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva.
  • Movimente a escova de dentes em movimentos circulares, fazendo pequenas pressões.
  • Escove todas as superfícies dos dentes, incluindo a língua.
  • Escove por dois minutos.

Alimentação Saudável

O que você come também pode afetar a saúde bucal. Sobretudo os alimentos açucarados e ácidos podem aumentar o risco de cárie e gengivite e outros problemas bucais.

Para manter a saúde bucal em dia, é importante evitar alimentos com alto teor de açúcares, como por exemplo refrigerantes, balas e doces. Ao passo que uma dieta baseada em alimentos saudáveis como frutas, vegetais e grãos ajudam na preservação da saúde bucal. Além disso, busque beber bastante água para ajudar a manter a boca úmida e o corpo hidratado.

Acima de tudo, uma recomendação é especialmente importante: evite ao máximo fumar, pois o tabagismo pode prejudicar muito sua saúde bucal, em especial durante a gestação.

Doenças bucais comuns na gravidez

Sem dúvidas, as doenças bucais são mais comuns durante a gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais que ocorrem nessa fase. Nesse sentido, as doenças da boca e dos dentes mais encontradas durante a gestação são:

Gengivite

Os sintomas da gengivite incluem:

  • Gengivas vermelhas e inchadas;
  • Gengivas que sangram facilmente;
  • Gengivas que retraem;

Sobretudo, o tratamento da gengivite geralmente envolve uma limpeza profissional no dentista. Ocasionalmente, o dentista também pode recomendar o uso de antibióticos.

Cárie

Os sintomas da cárie incluem:

  • Manchas brancas ou marrons nos dentes;
  • Dor ao mastigar;
  • Sensibilidade dentária;

O tratamento da cárie geralmente envolve a remoção da cárie e a restauração do dente.

Periodontite

Os sintomas da periodontite incluem:

  • Gengivas vermelhas e inchadas;
  • Gengivas que sangram facilmente;
  • Gengivas que retraem;
  • Mau hálito;
  • Dor ao mastigar;

O tratamento da periodontite geralmente envolve uma limpeza profissional no dentista, além de antibióticos e outros medicamentos.

Dia Mundial da Saúde Bucal

O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, enfatiza a importância da saúde da boca e dos dentes para o bem-estar geral. 

Nesse sentido, essa data visa conscientizar sobre as boas práticas de higiene oral, como escovação adequada, uso de fio dental e consultas regulares ao dentista.

Dessa forma, centrado na prevenção, o dia promove atividades educativas e comunitárias, como exames dentários gratuitos e workshops, num movimento de conscientização sobre a saúde bucal.

Ele destaca a conexão entre a saúde bucal e a saúde geral, de tal forma que incentiva um compromisso contínuo com a manutenção de práticas saudáveis de higiene oral para uma melhor qualidade de vida.

Acesse o blog da RadX e conheça mais:

Rolar para cima